Ginseng

Eleutherococcus senticosus Maxim

 

A raiz desta planta é adaptogénica e tónica. É um dos mais conhecidos tónicos estimulantes para atletas e indivíduos sujeitos a grandes esforços físicos. Graças às suas propriedades ajuda o organismo a suportar o stress físico e mental, a fadiga, o frio e a fome.

Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba L.

 

Estimulante circulatório,
anti-espasmático e anti-inflamatório. É utilizada na melhoria da circulação e também nos casos moderados de tensão arterial elevada e arterioesclorose, nas arritmias cardíacas e na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

Chá Branco

Camellia Sinensis

 

É utilizado na prevenção do colesterol, trigliceridos, má digestão e envelhecimento precoce. Contribui para a redução de gorduras, reforça as defesas do organismo e protege o sistema nervoso central.

Calêndula

Calendula Officinalis L.

 

Tónica, estimulante, sudorífica e diurética, as suas propriedades bactericidas e cicatrizantes tornam-na a planta ideal para os cuidados da pele.

Alecrim

Rosmarinus Officinalis L.

 

Pela sua característica estimulante, é aconselhada no fortalecimento da memória e na prevenção da debilidade em geral.

Cavalinha

Equisetum Arvense L.

 

É uma planta com alta percentagem de silício, um excelente diurético com capacidade de remineralização.

Anis estrelado

Illicium Verum Hook.

 

Carminativo e estimulante tradicionalmente utilizado nos casos de flatulência e obesidade.

Passiflora

Passiflora Incarnata L.

 

A passiflora é uma planta medicinal utilizada para aliviar o stress e prevenir a ansiedade e a insónia.

Guaraná

Paulinia Cupana Kunth

 

O Guaraná é uma planta muito utilizada no tratamento do cansaço físico e mental, dor muscular e prisão de ventre. Por ser uma planta energética, diurética, estimulante e tónica, ajuda na redução de peso e acelera o metabolismo na queima de gordura. 

Chá vermelho

Camellia Sinensys (L.) Kuntze

 

O chá “Pu Erh” (região chinesa onde é colhido) é um chá prestigiado pelas suas propriedades tónicas gerais e por facilitar a digestão de alimentos gordos, estando comprovado que ajuda a reduzir o peso corporal e o colesterol no sangue.

Centelha

Centella Asiatica L.

 

Utilizada para ativar a circulação, contribuindo para a eliminação de gorduras localizadas. Elimina as toxinas e diz-se ainda que reorganiza as fibras de colagénio, contribuindo para a firmeza da pele.

Urze

Calluna Vulgaris L.

 

Planta com ação antioxidante,
anti-inflamatória e antissética, especialmente indicada para as vias urinárias. Contém ainda taninos, substância com ação adstringente e regeneradora dos tecidos.

Feijoeiro Comum

Phaseolus Vulgaris L.

 

Utilizam- se as vagens desta planta pelo seu efeito diurético, estimulando o fluxo da urina e eliminando toxinas, areias e viscosidades do organismo. O feijoeiro também é reconhecido por ajudar na perda de peso, reduzir o colesterol e melhorar a saúde intestinal.

Boldo

Peumus Boldus Molina

 

Estimulantes da função digestiva, as folhas desta pequena árvore oriunda do Chile são também utilizadas como fortificantes e na ajuda em determinados casos de prisão de ventre crónica e na eliminação da ureia.

Sene

Cassia Angustifolia Vahl

 

Empregam-se as folhas e os folículos desta planta como laxativos e emenagogos ou como purgantes energéticos. Esta planta age sobretudo no intestino grosso.

Dente de Leão

Taraxacum Officinale Web

 

Esta planta contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetoras. Ajuda a controlar a diabetes e estimula a perda de peso.

Borututu

Cochlospermum Angolensis

 

Composto por substâncias com propriedades desintoxicantes, purificadoras e antioxidantes, o Borututu é muito eficiente na prevenção das dores de fígado, para além de proteger o sistema digestivo.

Bétula

Betula Alba L.

 

É tradicionalmente utilizada como depurativo e como um excelente diurético, sendo também estimulante da circulação local.

Almeirão

Cichorium intybus L.

 

As suas propriedades depurativas e diuréticas, bem como a ação antioxidante, contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e auxiliam na desintoxicação do fígado e no alívio do inchaço corporal.

Funcho Sementes

Foeniculum Vulgare Mill

 

Graças à sua composição com anetol, saponinas, flavonoides, taninos, cumarinas e ácido rosmarínico, o funcho tem uma ação relaxante,
anti-inflamatória e anti-espasmódica, melhorando assim a qualidade do sono.

Verbena

Verbena Officinalis L.

 

As propriedades da verbena incluem a ação relaxante que serve para auxiliar no tratamento da ansiedade, stress, insónia e distúrbios digestivos.

Lavanda

Lavandula Angustifolia Mill

 

A lavanda é uma planta medicinal muito versátil que, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, analgésicas e antidepressivas, pode ser utilizada no tratamento de vários tipos de patologia.

Jasmim

Jasminum Grandiflorum L.

 

Planta medicinal rica em flavonoides, alcaloides e polifenóis, que lhe conferem propriedades antioxidantes, antisséticas e calmantes, sendo, por isso, muito utilizada para reduzir o stress, aliviar a dor de cabeça ou ajudar na cicatrização de feridas.

Lúcia-lima

Lippia Triphylla Kuntze

 

As folhas e o caule desta planta possuem um aroma e um sabor muito agradáveis e a sua função principal é calmante. Está indicada para espasmos e ataques nervosos, palpitações e perturbações do sono.

Moringa

Moringa Oleifera

É uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C entre outras que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Erva Bugre

Cordia Salicifolia

Redutor de apetite, diurético e estimulante do metabolismo sendo utilizada em regimes de emagrecimento e perca de peso.

Alcachofra

Cynara Scolymus L.

Planta rica em vitaminas A e B1 com propriedades colagogos, diuréticas e laxativas. Tradicionalmente utilizada como estimulante sobre a função antitóxica do fígado e das vias biliares e no abaixamento do colesterol do sangue.

Folhas de Sene

Sene Foliculus

É uma planta reconhecida pelas suas propriedades laxativas, purgativas, depurativas, por essa razão é muito utilizada para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre.

Amoreira Preta

Morus Nigra L

É uma planta medicinal com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depurativas e laxantes usada habitualmente para tratamento da diabetes e regulação do trânsito intestinal.

Folhas de feijoeiro

Phaseolus Vulgaris

Utilizam-se as vagens desta planta como diuréticas, estimulando o fluxo da urina, eliminando toxinas do organismo. Também são hipoglicemiantes, reduzindo os níveis de glucose no sangue.